Huangshan Mountain Village / MAD Architects

Huangshan Mountain Village / MAD Architects - Mais Imagens+ 16

  • Equipe: Philippe Brysse, Tiffany Masako Dahlen, Luke Lu, WANG Deyuan, Jakob Beer, ZHAO Wei, LI Guangchong, Kayla Lee, Geraldine Lo, Alejandra Obregon, Zeng Lingdong, Achille Tortini, Matthew Rosen, Gustavo Maya, ZHENG Fang, Sarita Tejasmit, Augustus Chan, Jeong-Eun Lee
  • Clientes: Greenland Hong Kong Holdings Limited
  • Coordenação E Projeto Executivo: HSarchitects
  • Interiores: Suzhou Gold Mantis Construction Decoration
  • Paisagismo: Broadacre Source Landscape
  • Projeto Da Pele De Vidro: Xi'an Aircraft Industrial Decoration Engineering
  • Iluminação: Shanghai Mofo Lighting
  • área Do Terreno : 189.882 m²
  • área Construída: 69.586 m²
  • Diretores Responsáveis: Ma Yansong, Qun Dang, Yosuke Hayano
  • Sócio Responsável: LIU Huiying
  • Cidade: Huangshan Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Huangshan, localizado perto das antigas aldeias de Hongcun e Xidi, na província chinesa de Anhui, é o lar de uma das mais belas montanhas do país. Conhecida por sua paisagem verdejante e distintas montanhas de granito, a adorada paisagem tem inspirado artistas, oferecendo-lhes refúgios para contemplação e reflexão. Patrimônio da UNESCO, este local bonito e tranquilo, com atmosfera humanista, tornou-se um destino turístico cada vez mais popular. É aqui que MAD Architects, liderada por Ma Yansong, projetou a Huangshan Mountain Village.

Masterplan
© Laurian Ghinitoiu

A proposta de MAD faz parte de um masterplan de turismo maior para o Lago Huangshan Taiping. Ao fornecer as conveniências compatíveis com a vida moderna, o projeto reafirma o significado desta cordilheira culturalmente importante. Concebidos respeitando a topografia local, cada um dos edifícios possui altura e aparência diversas, e foram pensados para garantir que os níveis originais fossem mantidos. A disposição dos edifícios no terreno promove conexões em todo o declive sul do Lago Taiping e a relação dinâmica que é criada entre os dez edifícios estabelece um novo tipo de paisagem de vilarejo: uma onde a arquitetura se torna natureza e a natureza se dissolve na arquitetura.

© Laurian Ghinitoiu

Os apartamentos que compõem o Huangshan Mountain Village foram todos concebidos como retiros silenciosos. Cada um possui uma ampla varanda cujas linhas orgânicas respondem aos contornos topográficos do terreno montanhoso. Com a forma inspirada pelos campos de chá próximos, as varandas parecem ter sido esculpidas pelo vento e pela água, todas umas diferentes das outras. Prolongando o interior para o exterior, elas fornecem bastante espaço ao ar livre, dando aos residentes a sensação de que eles não são apenas observadores do cenário que os rodeia, mas que na verdade estão imersos dentro dele - dialogando com as montanhas, o lago e o céu. Os caminhos foram determinados pela paisagem, de modo que naturalmente serpenteiam pelas árvores e entre a arquitetura, oferecendo um acesso singular ao precioso local.

Corte - Mountain Village

"A impressão que temos do Lago Taiping em Huangshan é vaga: cada visita a este lugar produz diferentes impressões. É um pouco misterioso, como as pinturas antigas de paisagens de Shanshui que nunca se basearam no realismo, mas na imaginação. Esse sentimento inexplicável é sempre poético; é obscuro e indistinto. Esta é a ideia básica: esperamos que os residentes não apenas admirem a paisagem, mas se vejam como parte desse ambiente, trazendo a atenção para dentro. Ao perceber-se, talvez a pessoa comece a notar um eu diferente daquele presente na cidade.– Ma Yansong

© Fernando Guerra | FG+SG

Crescendo instintivamente para fora da paisagem montanhosa, a sensibilidade do projeto do vilarejo se reflete em seu ambiente natural. Oferece um novo tipo de moradia vertical que, ao mesmo tempo que complementa a floresta circundante, melhora os níveis de conforto e bem-estar dos seus habitantes, estabelecendo uma sinergia entre os seres humanos, a natureza e a cultura local.

© Laurian Ghinitoiu

Concluída, a Huangshan Mountain Village é uma expressão verdadeira da filosofia de "Cidade Shanshui" de Ma Yansong. A intenção não foi criar uma arquitetura que faz referência às formas da natureza, como as montanhas e a água, mas sim estabelece um espaço onde as pessoas possam se reconectar com a natureza em um nível espiritual - criar uma arquitetura que evoca emoções e que incorpora a busca da humanidade pela realização interior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huangshan National Park, Huangshan Qu, Huangshan Shi, Anhui Sheng, China, 245800, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Huangshan Mountain Village / MAD Architects" [Huangshan Mountain Village / MAD Architects] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883955/huangshan-mountain-village-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.